quarta-feira, 23 de julho de 2014

A importância de atividades extras na educação infantil


A importância de atividades extras na educação infantil

As atividades extras são uma forma das crianças aprenderem brincando. Conheça a importância de algumas delas na educação infantil.

Estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças atividades extras. Aprender um novo idioma, fazer uma atividade física ou mesmo interagir com programas novos no computador saõ alguns exemplos. Os cursos extracurriculares são muitos importantes para o desenvolvimento dos pequenos e são oferecidos pela maioria das escolas fora do horário de aula.

Com a participação nessas novas formas de aprendizagem, as crianças aperfeiçoam mais a sua capacidade em armazenar novas informações. Na primeira infância a criança permanece ainda no estágio em que não sabe se colocar no lugar do outro, mas ao receber responsabilidades para ser desenvolvidas em grupos, ela consegue estabelecer essa relação.

Nessa fase a criança encontra um excelente período para diversificar as suas atividades e quanto mais se interessam em aprender, mais segurança pessoal terá.

Qual atividade é melhor para meu filho?

Antes de você matricular o seu filho em uma determinada atividade, veja qual é a área que ele mais demonstra interesse. Os esportes são opções para um desenvolvimento emocional, disciplinar e corporal, pois a criança passará a melhorar a autoestima e também conseguirá controlar o seu peso, pois será incentivada a isso.

É válido colocar o seu pequeno em um curso de língua estrangeira em sua cidade, pode inclusive servir de preparo para um intercâmbio no futuro. Neste último caso, o planejamento é mais exigente, pois além dos preparativos inerentes para viajar para fora do país como passaporte, seguro viagem internacional, inclui a escolha do tipo de curso, estadia, duração e cidade. É uma experiência que demanda mais maturidade do estudante e por isso é melhor esperar uma idade compatível, geralmente a partir dos 12 anos.

A criança que adora música pode ter aulas com instrumentos musicais, pois ajudam no ritmo e despertará o pequeno a ter mais atenção ao aprendizado escolar. Se o seu filho gosta de interagir com ritmos, colocá-lo em um curso de dança contribuirá para um equilíbrio da postura corporal.

Cuidados com os pequenos para as atividades extras

Muito cuidado porque o excesso é prejudicial. É claro que as mamães querem que seus filhos aprendam tudo o que puder, porém, somente o que puder, ou seja, quando as atividades extras ultrapassam os limites, geram desconforto nas crianças.

Outro cuidado que as mamães precisam ter é que, se o filhote não está conseguindo acompanhar as atividades, a mamãe deve ficar atenta porque nem sempre a criança colocará em palavras esse problema. Observe se o desempenho do seu filho mudou dentro e também fora da escola, mas vale se atentar a um todo e não somente às notas no boletim.

Lembre-se de que o excesso de compromissos e horários prejudica o desempenho das crianças.

Meu filho não que fazer mais nenhuma atividade extra. E agora?

Se o seu filho fazia atividades extras e de repente não quer mais fazer nenhuma, não se desespere! Isso é bastante comum e acontece, muitas vezes, porque não são reconhecidas ou por achar que não se saiu bem, podendo até acreditar que não se destacou como seus coleguinhas. Se isso ocorreu com seu filho, mostre a ele quais as transformações positivas que ele conseguiu e como poderão aumentar ainda mais se ele continuar a se esforçar.

Estabelecer uma parceria entre a escola e a família é muito importante para as atividades extras.

Dafna Obadia - escritora e assistente virtual paraense, dedica-se à Licenciatura em Letras na Universidade Anhanguera e Bacharelado em Direito na Universidade da Amazônia.

sábado, 19 de julho de 2014

Apresentação da festa junina de 2014


Vejam só que lindinhos os meus fofinhos dançando na apresentação da festa junina da escola.


Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e 
a prova das coisas que não vemos. 
Hebreus 11:1

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Hora do Conto: Vídeo da teatro -A Festa no Céu

Teatro do projeto: Hora do Conto. 
Apresentação realizada pela Profª Andresa do jardim parcial.

EMEIEF Serafina Milioli Pescador.


Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: 
Ó Senhor, livra a minha alma.
Salmos 116:4

domingo, 13 de julho de 2014

Dica para trabalhar sílabas utilizando etiquetas de preços



Confira mais uma atividade de alfabetização utilizando etiquetas de preço.

Com a sugestão de uma colega de grupo (infelizmente não lembro o nome dela), fiz  o mesmo desta atividade que postei aqui só que desta vez foi com sílabas.

Veja como fiz:

1- desenhei figuras no quadro utilizando algumas sílabas da família silábica da letra D e as crianças as desenharam em seus cadernos.



2- Depois entreguei as etiquetas de preço e pedi para elas escreverem cada sílaba em um quadrinho da etiqueta.



3- Depois as crianças formaram as palavras utilizando a sílabas escritas nas etiqueta.

Trabalhei a noção de sílabas dizendo que cada vez que abrimos a boca para falar a palavrinha é chamada de sílaba, e que cada sílaba (vez que abrimos a boca para falar a palavrinha) foi escrita em um quadrinho.



Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". 
Josué 1:9

sábado, 12 de julho de 2014

Dica para trabalhar alfabetização matemática usando pecinhas e marcadores de preço




Olá amigos, segue mais uma dica para realizar atividades com marcadores de preços.
Desta vez a sugestão é para a alfabetização matemática.

Passo a passo:

Escrevi nas marcadores de preço de 0 a 10 e os destaquei e colei em pecinhas (lego) amarelas.

Depois as crianças colocaram-na na ordem crescente e encaixaram as quantidades no número correto (o zero não estava presente nas fotografias pois na hora nem notei que as crianças não o tinham colocado).



Sugestões de atividades:

- ordem crescente e decrescente
- sucessor e antecessor
- adição e subtração

Colabore deixando no comentário mais sugestões de como trabalhar esta atividade. 



Por isso não tema, pois estou com você;
não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa. 
Isaías 41:10

terça-feira, 1 de julho de 2014

Qual a idade certa para um intercâmbio?


Não é fácil saber qual momento é o ideal para investir em uma viagem ao exterior para aprender ou melhorar um idioma. Os pais devem trabalhar essa decisão junto com o interesse da criança em provar dessa nova experiência.

As empresas de intercâmbio já apostam em cursos destinados a crianças com idade a partir dos 7 anos, eles viajam em grupos com adolescentes de até 17 anos. Algumas famílias acreditam que essa experiência fortalece o amadurecimento, a auto-confiança e coloca o filho diante de situações que farão ele aprender a se socializar e a se virar “sozinho”.


É inegável que uma viagem para outro país traz inúmeras possibilidades de crescimento pessoal. O contato com outra cultura, o uso da língua estrangeira, a prática do idioma e a socialização inerente ao ambiente do ensino, sala de aula, novos amigos, troca de informações e enriquecimento didático.
Não há fórmula mágica para saber qual o momento ideal para enviar o filho para um curso no exterior. É conveniente compartilhar desse plano com a própria criança, para que o sonho de passar por essa novidade não seja apenas reflexo da vontade dos pais. Porém é certo que na maioria das vezes eles ficam ansiosos com a possibilidade de tal viagem.

O comportamento do pequeno estudante também deve ser levado em consideração, há crianças que naturalmente tem uma desenvoltura que permite se jogar no que é novo, em desvendar caminhos, outras, mais introspectivas, não estão ainda, dispostas a tais exposições. Respeitar esse ritmo é salutar, já que cada uma tem sua pessoal velocidade de desenvoltura.

Antes de tudo, a empresa de intercâmbio deve ter uma boa reputação e você deve ter confiança nos serviços que ela oferece, isso facilmente é pesquisado através de sites e blogs de estudantes que já passaram por tal experiência. A questão burocrática de documentação deve ser feita com antecedência, o seguro viagem internacional, os comprovantes de estadia e da escola de idiomas, tudo será exigido na entrada do país escolhido. O seguro servirá também caso a criança precise de algum atendimento médico no estrangeiro.

Outro ponto importante é a acomodação durante o curso. As duas possibilidades são bem distintas e oferecem variados tipos de situações, em casa de família ou em residências estudantis. Geralmente o pacote do curso de línguas já inclui a estadia que une o grupo de viajantes, liderado por um profissional da empresa brasileira que viaja junto com a turma. São residências destinadas aos alunos de fora do país, com quartos individuais ou em grupos, separados de acordo com a idade, com cozinha coletiva e geralmente próximas à escola de línguas.


O intercâmbio teen, como é chamado para essa fase da adolescência, é realizado frequentemente no período de férias escolares no Brasil, o que significa um período curto de 4 semanas. Portanto, não tão longo tempo, e o fato da maioria dos países oferecer segurança e uma estadia tranquila já acalma a ansiedade dos pais.