sexta-feira, 27 de junho de 2014

Trabalhinhos feitos com a música: A Tartaruguinha


Vídeo das crianças cantando a música: A Tartaruguinha


Música A Tartaruguinha ilustrada para imprimir:


Atividade da música que as crianças fizeram. Elas pintaram, recortaram os quadrinhos e os colaram no caderno na ordem correta.


Tartaruga com o carimbo das mãos no guache verde.


Confira o vídeo das crianças cantando outra música infantil:

Vídeo das Crianças cantando: Jonas na barriga da baleia


O que você achou da atividade? Por favor, deixe seu comentário!


“Há palavras que ferem como espada, 
mas a língua dos sábios traz a cura.”
Provérbios 12:18-19

Atividade de alfabetização com etiquetas de preço




Olá amigos, hoje realizei uma atividade maravilhosa e diferente para relembrar a escrita de palavrinhas com a letra B.
Comprei este rolo de adesivos de colocar preço com a intenção de propor várias atividades com ela. Usando materiais alternativos e diferentes do uso comum podemos perceber o entusiasmo das crianças em executar a atividade proposta.

Dei para cada criança uma tira com 12 adesivos de preço. 
Escrevi no quadro estas letras:  B  B  B O O O T D L A A E, onde as crianças foram instruídas a escreve-las uma em cada quadradinho.


Então fiz no quadro três desenhos para que as crianças  os copiassem em seus cadernos e formassem a palavra correta ao lado de cada desenho, destacando do adesivo as letrinhas certas para formar a palavra..






Clique na imagem para ampliar:


O que você achou da atividade? Por favor, deixe seu comentário!

"Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem."
 Lucas 4:4

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como transportar com segurança crianças no carro


Como transportar com segurança crianças no carro

Para garantir a segurança dos pequenos, ao sair de casa de carro é preciso sempre estar atenta às regras de condução de crianças. Além do conforto para os filhos, essa atitude representa guardar a segurança delas e da família em geral.

O código de trânsito brasileiro é o conjunto de leis que versa sobre todas as regras de comportamento no trânsito e sobre tudo que é ligado à atividade de dirigir. As crianças como passageiras em um automóvel devem estar sob a proteção de itens de segurança que preservem a sua condição de carona dentro do veículo.

Um conjunto de medidas agregadas faz com que o trânsito flua normalmente, desde que haja o repeito às leis de trânsito e que as vias tenham qualidade em sua infraestrutura. A prevenção que vai desde a escolha dos serviços oferecidos pelo seu seguro automóvel, das revisões corriqueiras até a colocação das cadeirinhas para bebês ou crianças pequenas.

A resolução do Contran publicada em 2008 esclarece que toda criança menor de 10 anos de idade deve ser transportada no banco traseiro e sempre com sinto de segurança. O número de mortes de crianças envolvidas em acidente no trânsito é alarmante e em muitos casos por falta do uso do sinto ou cadeira apropriada o resultado é pior. Com uso dos dispositivos de segurança os riscos de lesões caem em até 70% de acordo com estudos.

 São três tipos de assentos que são utilizados de acordo com a idade da criança. São eles “bebê conforto”, “conversível” e “assento de apoio”. São produzidos para manter a criança segura durante o movimento do carro essas cadeirinhas, de acordo com a idade e altura, respeitam a anatomia do corpo da criança, oferecendo assim além da segurança, o bem-estar. Saiba os detalhes de cada assento lendo  o artigo sobre essas regras no site seguroauto.org.

Se for viajar de carro com crianças além de seguir essas regras de segurança, caso a viagem seja longa, vale a pena planejar um pouco de lazer, como livrinhos, jogos e filmes para que as crianças consigam suportar a viagem e se divertir durante as horas de estrada.
Não hesite em fazer paradas no caminho, em locais seguros, como restaurantes ou postos de gasolina com lanchonete, para que não só o motorista mas a família tenha um pouco de descanso do cansaço de pegar longas horas na estrada.

Antes de partir para uma viagem de carro, o importante é o planejamento, o motoristas deve ter uma noite de sono anterior bem dormida e estar se sentindo bem para enfrentar quilômetros ao volante, além de manter a prudência e a responsabilidade para colaborar para fazer uma viagem tranquila.

Você usa que assento em seu carro para transportar crianças?

domingo, 15 de junho de 2014

Vídeo da História: A fila dos números

Olá amigos, na última postagem coloquei a sequência didática que realizei com minha turminha sobre os números. Na hora de contar a história resolvi filmar. 
História infantil A FILA DOS NÚMEROS, foi contada para trabalhar sequência numérica e a escrita dos números pois muitas crianças confundem e os escrevem espelhados.Nossa, como 
foi estranho me ver contando a história, percebi muitos coisinhas que com certeza tentarei mudar nas próximas vezes que contar uma história (hehehe), valeu para uma auto-crítica.


“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, 
e os seus planos serão bem-sucedidos.”
Provérbios 16:3


domingo, 8 de junho de 2014

Sequência didática – Os Números



Sequência didática – Os Números

Objetivo de ensino

Perceber a importância de uma linguagem simbólica universal na representação e modelagem de situações matemática como forma de comunicação.

Objetivo de aprendizagem:

Identificar números em diferentes e funções, por exemplo: indicando
quantidade, posição ou ordem;

reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples; 

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de efetuar a ordenação numérica;

Reconhecer a seqüência numérica por meio de jogo.

Constar a importância dos números e descrever sua utilização em nosso cotidiano;


Conteúdos

Números, ordem crescente e decrescente, números ordinais (matemática)
Gênero textual: texto, escrita de números por extenso.


Estratégias:


  • Contar a história: A Fila dos Números, usando figuras de números animados.
  • Jogos lúdicos através das figuras dos números da história.
  • A partir do texto (A Fila dos Números), encontrar e circular os números escritos por extenso.
  • Ilustração do texto observando a sequência numérica e formas dos números.
  • Tabela dos números escritos por extenso e atividades de escrita.
  • Atividades orais e escritas de seqüência numérica dos números trabalhados.

  • Brincar de amarelinha em forma de caracol e atividade escrita.


A FILA DOS NUMEROS
ERA UMA VEZ UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ERAM OS NÚMEROS. NA ESCOLA DOS NÚMEROS A PROFESSORA ERA O ZERO.
            TODOS OS DIAS A PROFESSORA FAZIA UMA FILA PARA LEVAR OS ALUNOS AO REFEITÓRIO. ELA GOSTAVA DE ORDEM E POSICIONAVA OS ALUNOS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR.
O PRIMEIRO DA FILA ERA O NÚMERO UM, QUE MUITO OBEDIENTE, ANDAVA EM FILA OLHANDO SEMPRE PARA FRENTE, E NÃO OLHAVA NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA. SEGUINDO SEU EXEMPLO VINHA EM SEGUNDO LUGAR ONÚMERO DOIS, EM TERCEIRO O TRÊS, E EM QUARTO LUGAR ONÚMERO QUATRO.
MAS PARA SURPRESA DA PROFESSORA ZERO O QUINTO NÚMERO, O NÚMERO CINCO, VINHA VIRADO PARA TRAS COM SUA ATENÇÃO TODA VOLTADA PARA O SEXTO NÚMERO QUE PARA ADMIRAÇÃO DE TODOS E TRISTEZA DA PROFESSORA SEGUIA NA FILA VIRADO PARA TAMBÉM PARA TRÁS E COMO SE NÃO BASTASSE, DE PONTA CABEÇA. ISTO MESMO, O NÚMERO SEIS ANDAVA DE CABEÇA PARA BAIXO E NÃO TINHA JEITO DE SE APRUMAR.
MAS FELIZMENTE OS NÚMEROS SETE, OITO E NOVE NÃO SEGUIRAM O EXEMPLO DO NÚMERO CINCO E SEIS, E SEGUIAM NA FILA VIRADOS PARA FRENTE COMO OS DEMAIS COLEGAS NÚMEROS.
POR ISSO NÃO DEVEMOS ESQUECER A FILA DOS NÚMEROS, TODOS ESTÃO VIRADOS PARA FRENTE SOMENTE O CINCO E SEIS ESTÃO VIRADOS PARA TRÁS.

ATIVIDADES
1 - OS NÚMEROS DE ZERO A NOVE APARECEM ESCRITOS POR EXTENSO NO TEXTO, ENCONTRE-OS, CIRCULE E PINTE-OS:
2  -  FAÇA UMA LINDA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.
 



     Atividades da sequencia didática para imprimir







“‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”
 Lucas 10:27

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Educação alimentar começa em casa



A alimentação permanece na lista das maiores preocupações dos pais. Talvez por saber que muitas doenças podem ser provocadas pelos maus hábitos alimentares. Falta de disposição para etudar, noites mal dormidas ou problemas de visão podem ser causados por escassez de nutrientes na alimentação, importante para o desenvolvimento saudável e o crescimento.

A infâcia pode ser um período de investimento em boa alimentação caso os pais sigam alguns critérios como selecionar o que entra no carrinho do supermercado. Sabemos que não é fácil a tarefa de introduzir novos sabores nas refeições dos filhos, uma vez que quase batalhamos sozinhos, contra o bombardeamento das propagandas de TV e das modas de fast-food. Mas, se colocarmos esse assunto como prioridade, funciona.

Vale sempre ressaltar que nenhum empenho é em vão, quanto mais cedo você acostumar a criança a ingerir frutas e verduras, mais abertas a essas escolhas elas estarão. E isso não significa que não vão gostar. Se acontecer muita birra, várias receitas podem incluir legumes, verduras ou frutas em suas composições sem destacar tanto o gosto particular de cada item, em especial no caso dos alimentos cujo sabor não é o predileto das crianças.

As frutas, além de serem ótimas sobremesas in natura, ganham ainda mais sabor em sucos frescos, compotas, doces ou sorvetes caseiros. O Brasil tem a vantagem de ter uma vegetação variada, assim como o clima em diversas partes o que favorece ao plantio de diferentes tipos de frutas, comuns a regiões, certamente na sua cidade você encontrará uma grande oferta delas.

Se os pais tiverem em mente que quanto antes melhor no futuro, logo que a criança começa a experimentar outros alimentos, é possível e vantajoso incluir novos sabores. As sopinhas trituradas são um ótima opção para incluir proteínas e vitaminas no cardápio. Especialistas apontam que uma alimentação variada reduz a possibilidade de contrair doenças, desde uma simples gripe até outras que causam piores consequências e esse ponto é que difere na economia da saúde, quando se coloca lado a lado o comportamento da saúde e sua assistência.

Não há como proibir os lanches em shopping e o hambúrguer no fim de semana, mas que ao menos a criança tenha em casa a chance de ter alimentos saudáveis. Por fim, não vamos esquecer, o quanto é importante o aleitamento materno, pelo menos, nos 6 primeiros meses de vida.

Qual importância você dá a alimentação do seu filho?