sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como transportar com segurança crianças no carro


Como transportar com segurança crianças no carro

Para garantir a segurança dos pequenos, ao sair de casa de carro é preciso sempre estar atenta às regras de condução de crianças. Além do conforto para os filhos, essa atitude representa guardar a segurança delas e da família em geral.

O código de trânsito brasileiro é o conjunto de leis que versa sobre todas as regras de comportamento no trânsito e sobre tudo que é ligado à atividade de dirigir. As crianças como passageiras em um automóvel devem estar sob a proteção de itens de segurança que preservem a sua condição de carona dentro do veículo.

Um conjunto de medidas agregadas faz com que o trânsito flua normalmente, desde que haja o repeito às leis de trânsito e que as vias tenham qualidade em sua infraestrutura. A prevenção que vai desde a escolha dos serviços oferecidos pelo seu seguro automóvel, das revisões corriqueiras até a colocação das cadeirinhas para bebês ou crianças pequenas.

A resolução do Contran publicada em 2008 esclarece que toda criança menor de 10 anos de idade deve ser transportada no banco traseiro e sempre com sinto de segurança. O número de mortes de crianças envolvidas em acidente no trânsito é alarmante e em muitos casos por falta do uso do sinto ou cadeira apropriada o resultado é pior. Com uso dos dispositivos de segurança os riscos de lesões caem em até 70% de acordo com estudos.

 São três tipos de assentos que são utilizados de acordo com a idade da criança. São eles “bebê conforto”, “conversível” e “assento de apoio”. São produzidos para manter a criança segura durante o movimento do carro essas cadeirinhas, de acordo com a idade e altura, respeitam a anatomia do corpo da criança, oferecendo assim além da segurança, o bem-estar. Saiba os detalhes de cada assento lendo  o artigo sobre essas regras no site seguroauto.org.

Se for viajar de carro com crianças além de seguir essas regras de segurança, caso a viagem seja longa, vale a pena planejar um pouco de lazer, como livrinhos, jogos e filmes para que as crianças consigam suportar a viagem e se divertir durante as horas de estrada.
Não hesite em fazer paradas no caminho, em locais seguros, como restaurantes ou postos de gasolina com lanchonete, para que não só o motorista mas a família tenha um pouco de descanso do cansaço de pegar longas horas na estrada.

Antes de partir para uma viagem de carro, o importante é o planejamento, o motoristas deve ter uma noite de sono anterior bem dormida e estar se sentindo bem para enfrentar quilômetros ao volante, além de manter a prudência e a responsabilidade para colaborar para fazer uma viagem tranquila.

Você usa que assento em seu carro para transportar crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário