DIRETRIZES SOBRE A AVALIAÇÃO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
(1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental)
INTRODUÇÃO
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um acordo formal assumido pelo município de Criciúma para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do Ciclo de Alfabetização. Este pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, referências curriculares e pedagógicas.
Dentre as ações do Pacto, a avaliação que é fundamental para o bom andamento do processo, discute uma abordagem na perspectiva inclusiva, avaliando-se as conquistas e possibilidades dos estudantes durante o ano escolar.
Os objetivos das avaliações não se relacionam mais à simples medição de conhecimento para determinar se estão aptos a progredir nos estudos, mas à identificação dos conhecimentos que os estudantes já desenvolveram, com o objetivo de fazê-los avançar em suas aprendizagens, ou seja, em seus direitos de aprendizagens.
Durante a formação do PNAIC, será aprofundada a discussão sobre a avaliação dos estudantes desse Ciclo de Alfabetização.
AVALIAÇÕES: Deverá conter na avaliação os objetivos/direitos de aprendizagem e o conceito do resultado da avaliação que será expresso em:
AO(Atingiu os Objetivos)
AP(Atingiu Parcialmente os Objetivos)
AN (Ainda Não Atingiu os Objetivos)
Modelo de avaliação 1º Ano:
NOTA DESCRITIVA | AO | AP | AN | Nº FALTAS |
Matemática | Identifica numerais associando-os às quantidades que representam. | | | | |
Estabelece relações de tamanho, comprimento, altura, largura e espessura, entre dois ou mais elementos. | | | | |
Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. | | | | |
Ciências | Reconhece e utiliza hábitos de higiene para a prevenção de doenças e preservação da saúde. | | | | |
Reconhece a importância e descreve diversas utilidades da água | | | | |
Consciência da preservação do meio ambiente. | | | | |
Língua Portuguesa | Escreve seu primeiro nome corretamente. | | | | |
Identifica as letras do alfabeto e diferencia as vogais das consoantes. | | | | |
Comunica-se com clareza e expressa seu pensamento de modo organizado. | | | | |
Escreve no caderno utilizando corretamente os espaçamentos entre as palavras, obedecendo à direção esquerda /direita e de cima para baixo. | | | | |
Lê e escreve palavras simples e complexas. | | | | |
Artes | | | | | |
Objetivos do Professor de Artes | | | | |
| | | | |
Educação Física | Coordenação motora ampla. | | | | |
Orientação espacial, atenção, concentração, percepção visual e auditiva. | | | | |
Cooperação, lateralidade e memorização. | | | | |
História | Envolve-se nas comemorações de datas tradicionais da escola. | | | | |
Percebe a importância da família e nomeia seus integrantes. | | | | |
Geografia | Conhece o espaço físico da escola, suas dependências e pessoas que nela trabalham. | | | | |
Identifica algumas profissões existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. | | | | |
Ensino Religioso | Participa dos momentos de oração. | | | | |
Respeita os combinados da turma e as regrinhas de boa conivência. | | | | |
"Nos seus dias floresça a justiça,
e haja abundância de paz enquanto durar a lua."
(Salmos 72:7)