quinta-feira, 30 de maio de 2013

EMEIEF Serafina Milioli Pescador no Dia do Desafio


Desafio para a criançada se movimentar.












"Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia," 
(Salmos 91:5)

Criando Com Massinha de Modelar


Hoje na hora do recreio na rua, caiu o maior chuvarada. Então dei massinha para as crianças modelarem livremente. Dividi a turma em duplas e trios e fui colar recadinho no caderno.
Depois de algum tempo veio o aluno Vinícius e o Pedro querendo mostra a arte deles e me pediram para bater foto para o blog.
Aqui esta uma bela pizzaria feita por estes três gatinhos espertos.




Logo o Rafa e Jorge também me pediram para fotografar suas artes.


"E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco."
(1 Tessalonicenses 3:12)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Planejamento : Elmer o Elefante Xadrez


Tarefa do PNAIC- 
Planejamento: Estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão.

Objetivos:
- Utilizar formas de estímulo aos alunos que a possuem baixa visão, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano.
- Utilizar instrumentos que provoquem a exploração dos demais sentidos em prol da aproximação dos alunos com a leitura e a escrita.
-Análise sobre o início e o fim das palavras, contagem de letras, ordem das letras, semelhanças e diferenças sonoras.
-Trabalhar a diversidade através utilizando uma história infantil.

Desenvolvimento
- Contar a história Elmer o Elefante Xadrez
-Conversação sobre a história, explorando as características dos personagens.
-Criação de um texto coletivo.
-Imprimir o texto digitado utilizando uma fonte clara e simples (Arial) e de tamanho grande.
TRABALHANDO O TEXTO COLETIVO
1-    PINTE O ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.
2-    CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS “ELEFANTE”.
3-    CIRCULE DE AZUL AS PALAVRAS “ELMER”.
4-    DESENHE A HISTÓRIA
-Dividir a turma em grupos para ilustração do texto coletivo (cada grupo ganhará uma parte do texto para ilustrá-lo) criando assim um livro coletivo.
-Trabalhar a letra E através de atividades (anexo).
-Trabalhar o sentido do tato confeccionando um elefante Elmer de texturas: Desenhar um elefante no papel pardo e colocar papéis de várias texturas, vários tipos de sementes e grãos, lantejoulas de tamanhos diferentes, lixa, algodão e etc.
-Fazer uma rodinha para as crianças (uma de cada vez), escolherem um dos itens colocados à disposição para colar no Elmer.


Texto Coletivo






Livrinho do Elmer confeccionado pelas crianças:








Trabalhando o sentido do tato:




"E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança," 
(Romanos 5:3)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PNAIC - Tarefas: Síntese- Caderno 2 - Ano 1


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Greice Patricio Zeferino de Amorim     Data: 10-05-13.

As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador
A organização do trabalho pedagógico precisa envolver um conjunto de procedimentos que, intencionalmente, devem ser planejados para serem executados durante certo período de tempo, tomando como referência as práticas sociais/culturais dos sujeitos envolvidos, suas experiências.
As crianças aprendem, através dessas rotinas, a prever o que fará na escola e a organizar-se. Por outro lado, a existência dessas rotinas possibilita ao professor distribuir com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos.
Podemos observar algumas atividades que podem ser observadas na divisão de uma rotina escolar:

Atividades permanentes
São as atividades regulares: diárias, semanais ou quinzenais. Essas atividades tem como finalidade uma aproximação maior com um tema, um gênero textual, o desenvolvimento de habilidades, momentos de entretenimento e fruição. Ex. rodas de conversa, calendário, hora da leitura, calendário, hora da brincadeira, aula sem laboratórios, biblioteca, notícia da hora, avaliação do dia e da semana...
Sequências didáticas
Pressupõe um trabalho organizado, com conteúdos/objetivos específicos, a ser realizado durante um determinado período estruturado pelo professor. No ensino da língua, a sequência didática busca romper com práticas que tratam a leitura, a produção de textos e os conhecimentos linguísticos como momentos estanques e isolados, com sobreposições de exercícios e atividades soltas, descontextualizadas.
Projetos didáticos
É um trabalho mais articulado, com objetivos de maior alcance, que envolve outros componentes curriculares, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas, produto final e avaliação. Pode envolver toda a escola ou grupos de alunos de diferentes turmas/séries.
A organização de uma rotina que privilegia a sistematização do trabalho da alfabetização de modo a contemplar os diferentes eixos de ensino da língua, por meio de um planejamento construído com base na realidade de cada aluno e escola, pode favorecer a construção e a realização de atividades que ajudam a promover a autonomia e a criatividade dos alunos no mundo da leitura e escrita.

Confeccionei este mural para trabalhar os dias da semana, os horários das "matérias" (aulas comigo ou com outros professores).


Numa cartolina escrevi e dividi os sete dias da semana. Conversamos sobre cada dia e oque fizemos em cada dia da semana. Apresentei fichas com desenhos representando as atividades escolares realizadas em cada dia e as crianças colaram no dia da semana correspondente.


Todos os dias mudamos o ganchinho(de roupa) forrado de EVA amarelo de lugar:
Greice Amorim


Materiais didáticos no ciclo de alfabetização.

O planejamento é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. Ao fazer seu planejamento umas das atitudes a serem adotadas é pensar nos materiais a serem utilizados para atingir os objetivos propostos nele.
O professor deve saber que a manipulação de materiais concretos deve ter ligação com situações significativas para o aluno.
Assim sendo, para garantirmos os direitos de aprendizagem alguns tipos de recursos didáticos são essenciais no ciclo de alfabetização:
1 – Livros que aproximem as crianças do universo literário de forma prazerosa.
2 – Livros que ampliem o contato com diferentes gêneros e espaços sociais.
3 – Livros que estimulem a brincadeira com as palavras.
4 – Revistas e jornais variados que promovam a diversão e o acesso a informações.
5 – Os livros didáticos, que agrupam textos e atividades variadas.
6 – Materiais que estimulem a reflexão sobre palavras, tais como jogos de alfabetização.
7 – Os materiais publicitários, panfletos, cartazes educativos e embalagens.
8 – Os materiais cotidianos com os quais nos organizamos no tempo e no espaço, como calendários.
9 – Os registros materiais a respeito da vida da criança e familiares como: boletim escolar, carteirinha de vacina, fotografias, contas domésticas, carnês etc.
10 – Recursos que inserem as crianças em ambientes virtuais como a televisão, o rádio, o computador etc.
Alguns desses materiais são disponibilizados pelo Ministério da Educação e pelas secretarias de educação outros são coletados ou produzidos pelos professores.
Alguns materiais que fazem parte de Programas de Distribuição de Recursos Didáticos do Ministério da Educação:
Livros Didáticos -  O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), assegura a distribuição para as escolas brasileiras.
Livros Variados -  O PNLD Obras Complementares distribui livros variados, que se destinam a ampliar o universo de referências culturais dos alunos em processo de alfabetização e oferecer mais um suporte ao trabalho pedagógico dos professores.
Acervos de Obras de Literatura - O PNBE (Programa Nacional da Biblioteca da Escola) é um Programa que promove “o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos
alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de
pesquisa e de referência.
Livros de Braille, Libras, Caracteres Ampliados, Áudio - O PNBE Especial distribuiu, em 2010, livros em formato acessível aos alunos com necessidades
educacionais especiais sensoriais.
Dicionários - Programa Nacional do Livro Didático – Dicionários.
Jogos de Alfabetização - O Ministério da Educação distribuiu para as escolas brasileiras um conjunto de jogos destinados à alfabetização. São 10 jogos que contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética.
Apoio teórico e metodológico para o trabalho em sala de aula - PNBE do Professor - O Programa Nacional Biblioteca da Escola – acervo do professor distribui acervos de obras de modo a contribuir como ferramenta para o planejamento de aulas.
Coleção Explorando o Ensino - A coleção “Explorando o Ensino” é formada por obras pedagógicas para aprofundamento de estudos dos professores. Busca discutir sobre teorias e práticas voltadas para o ensino em diferentes áreas de conhecimento.

PNAIC - Prefeitura Municipal de Criciúma


Nós da Secretaria de Educação Municipal de Criciúma estamos engajados no PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na idade certa.

   

O eixo principal do PACTO é a formação continuada do professor alfabetizador, por meio de curso presencial de 2 anos, com carga horária de 120 hs/a por ano.

 Este professor terá atividades aplicadas às suas turmas durante o curso. 

 Requisitos para ser professor alfabetizador: 

* Ter lecionado em qualquer turma do ensino fundamental em 2012;
* Ser professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de 1º, 2º 
e 3º ano do ensino fundamental de nove anos e/ou também em classes multisseriadas);
* Seu nome tem de constar no censo de 2012. 

Formação
horas e será 
O curso de formação para os Professores Alfabetizadores é de 120 
ministrado pelos Orientadores de Estudos, e será composto da seguinte forma: 

* Encontros mensais totalizando 84 horas, onde o número de encontros estará a critério da universidade;
* Seminários, totalizando 8 horas;
* Atividades extraclasses, totalizando 28 horas;
* Aplicação de trabalhos nas turmas em que leciona.
O curso é presencial e tem dois anos de duração.  

Em 2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. 
Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. 
Serão ofertados quatro cursos em turmas distintas:  

* Um curso para professores do 1º ano do Ensino Fundamental 
* Um para os docentes no 2º ano do Ensino Fundamental
* Um para os professores do 3º ano do Ensino Fundamental
* Um para docentes de turmas Multisseriadas.  

  Quando o número de docentes de um dos anos for muito pequeno, as turmas poderão ser constituídas de professores de diferentes anos do Ensino Fundamental. 
  O curso é estruturado para permitir a melhoria da prática docente. Por isso, contém algumas atividades permanentes como a retomada do encontro anterior, com socialização das atividades realizadas, de acordo com as propostas, de trabalho em sala de aula, planejadas, análise de atividades destinadas à alfabetização e planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas seguintes ao encontro. 

Bolsa e certificado

  Este professor receberá uma bolsa, de ajuda de custo, no valor de R$ 200,00. Todos terão o certificado da universidade. (Aqui em Santa Catarina estamos ainda esperando a bolsa).

  Professores alfabetizadores que não foram cadastrados no censo escolar de 2012 poderão fazer o curso. Porém, receberão apenas o certificado da universidade. Não receberão a bolsa.
Logo estarei postando alguns materiais da nossa formação.


"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos." 
(I João 4:9)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mais Um Aniversário- Isabela

Hoje (16-05) comemoramos o niver da princesa Isabela.
Parabéns querida, Deus te abençoe!









"Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque." 
(Gálatas 4:28)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Centopéia das Vogais

Para fixar as vogais confeccionamos uma centopeia das vogais com pratos descartáveis e EVA.
Ela foi parar na parede da sala para as crianças sempre visualizá-la.
'


"Ó Deus, tu és tremendo desde o teu santuário; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!" 
(Salmos 68:35)

Combinados da Nossa Turma

Estas são nossas regrinhas combinada com a turma depois de uma roda de conversa, imprimi as regrinhas da Turma da Mônica no blog Alfabetizando com a Turma da Mônica, contornei com canetinha, apliquei molduras e as plastifiquei:



Combinados da Turma da Mônica para imprimir:


Auto avaliação das regrinhas:

"Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos." 
(Hebreus 13:2)