segunda-feira, 3 de junho de 2013

AVALIAÇÃO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO - 1º Ano




DIRETRIZES SOBRE A AVALIAÇÃO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
(1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental)

INTRODUÇÃO
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um acordo formal assumido pelo município de Criciúma para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do Ciclo de Alfabetização. Este pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, referências curriculares e pedagógicas.
Dentre as ações do Pacto, a avaliação que é fundamental para o bom andamento do processo, discute uma abordagem na perspectiva inclusiva, avaliando-se as conquistas e possibilidades dos estudantes durante o ano escolar.
Os objetivos das avaliações não se relacionam mais à simples medição de conhecimento para determinar se estão aptos a progredir nos estudos, mas à identificação dos conhecimentos que os estudantes já desenvolveram, com o objetivo de fazê-los avançar em suas aprendizagens, ou seja, em seus direitos de aprendizagens.
Durante a formação do PNAIC, será aprofundada a discussão sobre a avaliação dos estudantes desse Ciclo de Alfabetização.


AVALIAÇÕES: Deverá conter na avaliação os objetivos/direitos de aprendizagem e o conceito do resultado da avaliação que será expresso em:

AO(Atingiu os Objetivos) 
AP(Atingiu Parcialmente os Objetivos)  
AN (Ainda Não Atingiu os Objetivos) 

Modelo de avaliação  Ano:

NOTA DESCRITIVA
AO
AP
AN
Nº FALTAS
Matemática
Identifica numerais associando-os às quantidades que representam.
Estabelece relações de tamanho, comprimento, altura, largura e espessura, entre dois ou mais elementos.
Utiliza noções simples de cálculo mental como
ferramenta para resolver problemas.
Ciências
Reconhece e utiliza hábitos de higiene para a prevenção de doenças e preservação da saúde.
Reconhece a importância e descreve diversas utilidades da água
Consciência da preservação do meio ambiente.
Língua Portuguesa
Escreve seu primeiro nome corretamente.
Identifica as letras do alfabeto e diferencia as vogais das consoantes.
Comunica-se com clareza e expressa seu pensamento de modo organizado.
Escreve no caderno utilizando corretamente os espaçamentos entre as palavras, obedecendo à direção esquerda /direita e de cima para baixo.
Lê e escreve palavras simples e complexas.
Artes
Objetivos do Professor de Artes
Educação 
Física
Coordenação motora ampla.
Orientação espacial, atenção, concentração, percepção visual e auditiva.
Cooperação, lateralidade e memorização.
História
Envolve-se nas comemorações de datas tradicionais da escola.
Percebe a importância da família e nomeia seus integrantes.
Geografia
Conhece o espaço físico da escola, suas dependências e pessoas que nela trabalham.
  
Identifica algumas profissões existentes em seus
grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
  
Ensino 
Religioso
Participa dos momentos de oração.
  
Respeita os combinados da turma e as regrinhas de boa conivência.
  

"Nos seus dias floresça a justiça, 
e haja abundância de paz enquanto durar a lua." 
(Salmos 72:7)

Um comentário:

  1. Amei ! Foi muito util aoque estava procurando para estudar.

    ResponderExcluir