quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Aulas Maravilhosas Sobre Conciência Negra

Olá amigos, para trabalhar a Consciência Negra (postagem pré la de atrasada), vejam o que fiz.
Durante toda semana li histórias relacionadas, assistimos vídeos, textos, músicas e poemas.
Um dos poemas trabalhados o foi da querida colega Gi Barbosa, onde depois de eu o ler, dividi a turma em equipes para que através de recorte e colagem cada equipe ilustrasse sua parte do poema.

O mural ficou muito bom e todos só receberam elogios.

Outra aula que realizei foi promover a reflexão e a discussão sobre uma expressão sobre cor muito utilizada pelas crianças a bendita COR DE PELE, em atividades anteriores era só pedir para desenhar uma pessoa, que o alvoroço estava formado, atrás do lápis portador desta única e exclusiva cor com o dom de pintar qualquer desenho de pessoa do mundo.

Pedi para elas tirarem de penais, este lápis cor de pele ou cor da pele, de posse de seu lápis, pedi para observarem a cor do lápis e de suas peles. Quais tem a pele que realmente seja da cor deste lápis que chamamos de cor de pele? Vamos observar a pele de todos os colegas para entendermos que cor é, a cor para pele? Asim as crianças constataram que não é apropriado ficar preso à um único tom para colorir os seres humanos, pois somos formados por diversas etnias e cada uma tem suas características.

Nosso Mural Cor da Pele:
Cada criança fez o contorno da palma da sua mão e pintou com uma cor semelhante a tonalidade se sua pele. Recortaram e montaram o mural, escolheram uma das frases criadas, sobre o tema e professora a escreveu no mural.

 "Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade." 
Salmos 145:8