sábado, 26 de junho de 2010

Dramatização da História Os Músicos de Bremen


Na escola onde trabalho E.M.I.E.F Serafina Milioli Pescador realizamos um projeto chamado Hora do Conto e uma das atividades é a apresentação de um conto para toda a escola, cada mês uma turma fica incumbida de tal tarefa. No mês de maio adivinhem quem ficou responsável pela apresentação do conto? Isso mesmo minha turminha. Decidi então realizar a dramatização da história citada. Com a ajuda da Raquel que confeccionou as máscaras e fez o cenário fiz as roupinhas de TNT e ensaiei a turma.
Confira as fotos:













Assim que escanear posto os moldes das máscaras dos animais.

Os Músicos de Bremen
Um homem tinha um burro que, há muito tempo, carregava sacos de milho para o moinho. O burro, porém, já estava ficando velho e não podia mais trabalhar. Por isso, o dono tencionava vendê-lo. O pobre animal, sabendo disso, ficou muito preocupado, pois não podia imaginar como seria seu novo dono... e então, para evitar qualquer surpresa desagradável, pôs-se a caminho da cidade de Bremen."Certamente, poderei ser músico na cidade", pensava ele.Depois de andar um pouco, encontrou um cão deitado na estrada, arfando de cansaço.- Por que estás assim tão fatigado? perguntou o burro.- Amigo, já estou ficando velho e, a cada dia, vou ficando mais fraco. Não posso mais caçar; por isso meu dono queria me entregar à carrocinha. Então, fugi, mas não sei como ganhar a vida.- Pois bem, lhe disse o burro. Minha história é bem semelhante à sua. Vou tentar a vida como músico em Bremen. Venha comigo. Eu tocarei flauta e você poderá tocar tambor.O cão aceitou o convite e seguiu com o burro. Não tinham andado muito, quando encontraram um gato, muito triste, sentado no meio do caminho.- Que tristeza é essa, companheiro? lhe perguntaram os dois- Como posso estar alegre, se minha vida está em perigo? respondeu o gato. Estou ficando velho e prefiro estar sentado junto ao fogo, em vez de caçar ratos. Por esse motivo, minha dona quer me afogar.- Ora, venha conosco a Bremen, propuseram os outros. Seremos músicos e ganharemos muito dinheiro.O gato, depois de pensar um pouco, aderiu e acompanhou-os. Foram andando até que encontraram um galo, cantando tristemente, trepado numa cerca.- Que foi que lhe aconteceu, amigo? perguntaram os três.- Imaginem, respondeu o galo, que amanhã a dona da casa vai ter visitas para o jantar. Então, sem dó nem piedade, ordenou ao cozinheiro que me matasse para fazer uma canja.Os outros, então, lhe propuseram:- Nós vamos a Bremen, onde nos tornaremos músicos. Você tem boa voz. Que tal se nos reunissemos para formar um conjunto?O galo gostou da idéia e juntando-se aos outros seguiram caminho.A cidade de Bremen ficava muito distante e eles tiveram que parar numa floresta para passar a noite. O burro e o cão deitaram-se em baixo de uma árvore grande. O gato e o galo alojaram-se nos galhos da árvore.O galo, que se tinha colocado bem no alto, olhando ao redor, avistou uma luzinha ao longe, sinal de que deveria haver alguma casa por ali. Disse isso aos companheiros e todos acharam melhor andar até lá, pois o abrigo ali não estava muito confortável.Começaram a andar e, cada vez mais, a luz se aproximava. Afinal, chegaram à casa. O burro, como era o maior, foi até a janela e espiou por uma fresta. À volta de uma mesa, viu quatro ladrões que comiam e bebiam. Transmitiu aos amigos o que tinha visto e ficaram todos imaginando um plano para afastar dali os homens. Por fim, resolveram aproximar-se da janela. O burro colocou-se de maneira a alcançar a borda da janela com uma das patas. O cão subiu nas costas do burro. O gato trepou nas costas do cão e o galo voou até ficar em cima do gato.Depois, a um sinal combinado, começaram a fazer sua música juntos: o burro zurrava, o cão latia, o gato miava e o galo cacarejava. A seguir, quebrando os vidros da janela, entraram pela casa a dentro, fazendo uma barulhada medonha.Os ladrões, pensando que algum fantasma havia surgido ali, saíram correndo para a floresta. Os quatro animais sentaram-se à mesa, serviram-se de tudo e procuraram um lugar para dormir. O burro deitou-se num monte de palha, no quintal; o cão, junto da porta, como a vigiar a casa; o gato, junto ao fogão, e o galo encarapitou-se numa viga do telhado. Como estavam muito cansados, logo adormeceram.Um pouco além da meia noite, os ladrões, verificando que a luz não brilhava mais dentro da casa, resolveram voltar. O chefe do bando disse aos demais: - Não devemos ter medo! E mandou que um entrasse primeiro para examinar a casa. Chegando à casa, o homem dirigiu-se à cozinha para acender um vela. Tomando os olhos do gato, que brilhavam no escuro, por brasas, tentou neles acender um fósforo. O gato, entretanto, não gostou da brincadeira e avançou para ele, cuspindo-o e arranhando-o. Ele tomou um grande susto e correu para a porta dos fundos, mas o cão, que lá estava deitado, mordeu-lhe a perna. O ladrão saiu correndo para o quintal, mas, ao passar pelo burro, levou um coice. O galo, que acordara com o barulho, cantou bem alto: - Có, có, ró, có!!!!Sempre a correr, o ladrão foi se reunir aos outros, a quem contou:- Lá dentro há uma horrível bruxa que me arranhou com suas unhas afiadas e me cuspiu no rosto. Perto da porta, há um homem mau que me passou um canivete na perna. No quintal, há um monstro escuro, que me bateu com um pedaço de pau. Além disso tudo, no telhado está sentado um juiz, que gritou bem alto: "- Traga aqui o patife!!!"... Acho que não devemos voltar lá... é muito perigoso!!Depois disso, nunca mais os ladrões voltaram à casa, e os quatro músicos de Bremen sentiam-se muito bem lá, onde faziam suas músicas e viviam despreocupados. De vez em quando alguém das redondezas os chamavam e lá iam eles, felizes e contentes, tocar a sua música....
FIM
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor;
mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto
ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer."
(João 15:15)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sacolas Para as Avaliações

A avaliação da minha turma de 1º Ano é descritiva e trimestral.
Este ano fiz estas sacolinhas de TNT com apliques de memina e menino de EVA. Estas sacolas são pouco maior que a folha A4.


O modelo da menininha foi inspirado no trabalho da Ana Paula do blog anapaulaeva.blogspot.com
Orçamento e encomendas aqui: greice78@gmail.com
"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir;
eu [Jesus] vim para que tenham vida e a tenham em abundância."
(João 10:10)

domingo, 13 de junho de 2010

Planejamento Anual do 1º Ano

OLá amigos, para asmeninas que me pediram aquie está o planejamento anual do 1º Ano do Ensino Fundamental.

LINGUA PORTUGUESA

OBJETIVO GERAL:
Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras-compreendendo que a escrita é fonética, através do estudo da ortografia e da gramática.
Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Respeitar as identidades e as diferenças;
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Identificar o tema de um texto. .
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
CONTEÚDOS:
Alfabeto
· Vogais
· Junções das vogais Consoantes
· Alfabeto
· Sílabas simples letras maiúsculas e minúsculas.
· Construção de frases. .
· Leitura: Silenciosa, coletiva e individual.
· Leitura de palavras, frases e textos,
· envolvendo as mais variadas tipologias textuais tais como: informativo, poético, literatura infantil, jornal.

METODOLOGIA

Cantinho da leitura
Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas
Conversa informal Jornais Quadro e giz Gibis Bingo Brincadeiras Materiais concretos
Dramatização Cartazes Rodinha de conversa Livros literários Desenho livre Dvd Músicas Filmes Som Jogos Alfabeto móvel Exposição de objetos Relógio móvel Fantoches
Avental de Histórias Produção de texto Roleta Colagem recortes Apresentações Teatro Dedoches
Poema
Cantigas
Parlendas
Advinhas
Quadrinhas
História em quadrinho
bilhetes
Oralidade
Sequência lógica das idéias.
Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
Identificação do número de sílabas nas palavras.
Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
Elaboração de frases
Interpretação através da elaboração de desenho.
Reforço ortográfico
Atividades no caderno em folhas.
Recapitulação dos conteúdos apreendidos
Dramatizar a história
Contar história
Alfabeto móvel
Quebra-cabeça
Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
Bingo das letras, palavras e silabas.
Boliche de letras
Cruzadinhas
Caça-palavras
Livros de literatura infantis
Jogos diversos
Cartazes

AVALIAÇÃO
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS
· Pluralidade cultural
· Educação Especial
· Temas locais
· Consumo
· Valores
· Saúde
· Ética
RECURSOS:
Revistas, livros, tesoura, palitos de picolé, sucatas, dados, lápis de cor, jogos de letras, sílabas, palavras e frases, pinturas, músicas, som, jornais, guaches, pedaços de E.V.A, papeis de diversas cores, botões .

MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar o desenvolvimento da percepção da criança e a descoberta de um mundo lógico, repleto de relações, expressões e conceitos matemáticos como: cores, numerais, números, cálculos, entre outros, desenvolvendo agilidade mental.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Compreender a construção do número, relacionando-o a noção de quantidade.
Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
Resolver problemas e operações de adição, subtração, identificando os sinais de mais: + e menos -.
Oportunizar noções de medidas de tempo, capacidade, massa e comprimento.
Identificar as formas geométricas simples: quadrado, círculo triângulo e retângulo.

COMPETENCIAS E HABILIDADES:
A matemática é fundamental para a apreensão de conceitos de qualquer natureza e para o desenvolvimento de diversas competências, como:
· Iniciativa
· Criatividade
· Raciocínio lógico
· Habilidades de análise e senso crítico
· Disciplina
· Organização e determinação.
· Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
· Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
· Representar os números através desenhos, jogos e brincadeiras.

CONTEÚDOS:
Aprendendo a contar; • Números naturais 99 (no mínimo) • Ordem crescente e decrescente • Adição – Problemas • Sistema de numeração decimal • Subtração Problemas • Dúzia • Números pares e ímpares; ordinais (primeiro, segundo etc.); • Nosso dinheiro; • Horas exatas; • Geometria
METODOLOGIA:
Dramatização de situações que envolva relações de pertinência com os próprios alunos da classe.
Colocar os números na ordem crescente e decrescente
Escrita de numerais.
Escrita de quantidades através de ilustrações e colagens de materiais concretos.
cadernos, para identificação de quantidades,
Representação da adição e subtração da reta numerada, evidenciando a necessidades de contagem dos espaços.
Emprego do material concreto (lápis, palito, pedrinhas, números e numerais).
Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
Interpretação de resolução de problemas de adição e subtração.
- Resolução de adições e subtrações sem recurso, e com recursos através de passos.
Seleção de objetos que usamos ao pares: sapatos meias luvas e brincos etc.
Interpretação de conjuntos com números pares e números ímpares de elementos
Complementação de tabelas de números pares e impares.
Identificação da formas geométricas.
Desenhos criativos empregando as formas geométricas.
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber: reconhecer a ordem numérica bem com memorizar os fatos básicos das operações, valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações problemas. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS:
Educação Especial, Saúde, Ética, Valores, Temas locais, Consumo.

GEOGRAFIA E HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer e contextualizar o meio em que vive o aluno. Identificar como as pessoas constroem suas vidas nas relações familiares, no trabalho, nas atividades artísticas, na religiosidade e em outras instâncias que dão significado a sua existência.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Compreender que o aluno vive num determinado espaço.
Identificar os meios de transportes e comunicações mais utilizados pelo homem, nos dias atuais.
Identificar quem é o aluno.
Compreender o que é família e quais são as necessidades básicas do mesmo.
Compreender que a escola é uma instituição pública, na qual todos têm direito ao acesso e permanência para se apropriar do conhecimento acumulado historicamente.
Identificar as datas comemorativas tradicionais da região

COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos. Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos. Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural. Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.
CONTEÚDOS:
Eu
· Família
· Escola
· Comunidade
· Meios de transportes
· Meios de comunicação
· Profissões
· Datas
· Comemorativas
METODOLOGIA:
Linha do tempo
· Arvore genealógica
· Trabalhar a certidão de nascimento
· Visita nos arredores da escola
· Álbum da vida
· Desenhar a família e a crianças
· Montar um de fatos da criança da família (do batizado ou do nascimento)
· Mural de profissões
· Entrevista com pai e mãe
· Desenho do bairro
· Palestra com pessoas idosas para contar historias do bairro, do seu tempo de criança.
· Brincadeiras do passado
· Brincadeiras do presente
· Dramatizações
· Dobraduras
· Pinturas
· Jogos
· Brincadeiras
· Musicas
· Poemas
· Poesias
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS:
Saúde, Pluralidade cultural, Valores, Ética, Orientação sexual, Educação Especial, Temas locais, Consumo.

CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL:
Valorizar a importância dos cuidados coma saúde do próprio corpo, para a necessidade de cuidados com a higiene, alimentação, prevenção de acidentes, vacinação, atividades físicas e lazer.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
-Identificar o homem como um ser vive e se relaciona com outros seres e com o meio ambiente.
-Identificar os elementos que fazem parte da natureza (animais, plantas, ar, água, solo) e saber preservá-los.

COMPETENCIAS E HABILIDADES:

Debatendo com os seus colegas sobre as suas conclusões e duvidas.
· Aprender a trabalhar em equipe;
· Analisar criticamente os livros didáticos,
· Pesquisar, elaborar e ministrar aulas;
· Criação de materiais didáticos;
· Utilização de diferentes tipos de metodologia de ensino;

CONTEÚDOS:
O homem: ser vivo humano e racional
Noções das funções vitais,
identificação, relacionamento (respeito, amizade, limites, postura ética).
· Interação com o meio ambiente
· Higiene,
· Alimentação e saneamento básico.
· Ambiente
· Animais
· Plantas
· Ar
· Água
· Solo

METODOLOGIA:
Aula expositiva sobre o corpo humano.
Músicas sobre as partes do corpo.
Desenho das partes do corpo com identificação das suas partes.
Utilização de técnicas concretas da identificação das funções dos órgãos dos sentidos.
Recortes e colagens dos órgãos dos sentidos.
Aula expositiva sobre a origem dos alimentos.
Atividades escritas em folhas e no caderno.
Cartazes de produtos de limpeza e higiene pessoal, músicas e textos.
Apresentar os diversos tipos animais explorando seu habitat e sua classificação.
Mostrar aos alunos os diferentes tipos de plantas, levando a identificar as plantas como seres vivos e vegetais.
Promover passeios ao redor da escola para verificar vários tipos de plantas existentes.
Através de conversa informal, gravuras ou questões orais levar os alunos a concluir que a água é um elemento indispensável para vida.
Dramatizações
Dobraduras
Pinturas
Jogos
Brincadeiras
Musicas
Poemas
Poesias

AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS
Meio ambiente, Saúde, Ética, Pluralidade cultural, Educação especial, Temas locais, Consumo.

ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO GERAL:
Despertar atitudes de admiração, alegria, louvor diante da criação vivenciando a fé em cada situação concreta e atual.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Identificar as datas comemorativas tradicionais da região.
Saber conviver e relacionar-se na sociedade.
Reconhecer as dádivas da vida.
Valorizar todos os tipos de religiões
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
Respeitar a religião de cada criança.
Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformações através dos valores.
CONTEÚDOS
Comemorar as datas cívicas e religiosas durante o ano.
Somos gente
Amigos
Saber respeitar e agradecer as dádivas da natureza: água, sol, terra, alimentos.
Valorizar todos os tipos de religiões respeitando suas crenças, valores e dádivas.

METODOLOGIA
· Companheirismo
· Direito e deveres
· Sensibilizar a fé independente de religião
· Palavras mágicas
· Músicas
· Histórias
· Murais
AVALIAÇÃO:
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS:
Valores, Cultura, Meio ambiente, Educação especial
.

"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."
(Mateus 28:18-20)