quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Respondendo a Perguta de Leitor.

Olá, recebi um email de um leitor do blog Cantinho Lúdico me Perguntando se seria interessante pais fazerem o curso de Educação Infantil.
Primeiramente agradeço por acompanhar o blog e aproveito para parabrnizá-lo pela preocupação que tens com a educaçao de seu filho.
Bem este curso é destinado tanto a professores quanto a pais. Veja só um trecho retirado da apostila do curso:


"Este curso é indicado tanto para professores de Educação Infantil quanto aos paisque desejam auxiliar no desempenho escolar de seus filhos. Em muitos pontos do curso, escolhi utilizar apenas a palavra "Professor", porém sempre leia como "Professor (OuPais)".


"... o desenvolvimento da criança é produto de instituições sociais e sistemas educacionais, como família, escola, igreja, que ajudam a construir seu próprio pensamento e descobrir o significado da ação do outro e de sua própria ação."
Vygotsk"

Espero ter esclarecido sua dúvida.


"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará."

(Salmos 37:5)

domingo, 10 de janeiro de 2010

Uma Dica Para Começo de Ano


Como o título já diz deixarei aqui uma dica para esse começo de ano, visto que muitos professores estão de ferias minha dica e´fazer algum curso de capacitação.
Aproveitando que ainda não estamos metidos naquele corre-corre do ano letivo.
Nada melhor do que nos aperfeiçoarmos não acham?
Para não ficar naquela de "façam o que falo mas não falo mas não façam o que faço", matriculei-me num curso de Educação Infantil
de carga horária de 60 horas.

Este curso e´online após a matricula e pagamento de R$ 40, tive acesso ao 1º módulo do curso, depois de estuda-lo farei uma prova objetiva.
A prova é composta por questões do tipo alternativas e para passar ao módulo seguinte é necessário acertar 60% das questões.
Caso não consiga passar na 1ª tentativa, o professor do curso é acionado e entra em contato para tirar todas as dúvidas do aluno, que recebe outra chance em uma nova prova.

Cada curso é composto por 2 módulos.
Ao final de cada um deles há uma avaliação.
Após a conclusão do 2º módulo, o certificado é enviado através dos Correios.

Estou gostando muito de fazer este curso sem contar que o preço esta´ótimo.


Apos terminar este curso estou de olho em outros:




Cursos Online com Certificado



Cursos Online




Espero que tenha gostado da dica.


"Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho,
que andam na lei do SENHOR."

(Salmos 119:1)


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como Construir Um Projeto de Trabalho II

Na postagem anterior apresentamos os primeiros passos para a construção de um projeto de trabalho, apresentamos agora a continuação:


Segundo Passo: O Roteiro

Feito o diagnóstico e encontrado o tema do projeto a ser desenvolvido com sua turma, que título dar a ele? E como estabelecer as justificativas e objetivos? Que metodologia seguir? O roteiro a seguir? O roteiro a seguir, proposto pela consultora Célia Godoy, ajuda o professor a montar seu projeto de trabalho, a partir de perguntas chaves.

1- Título

Para encontra-lo, parta da seguinte pergunta-chave: O que se pretende ? A resposta a esta pergunta constituí o título do projeto, que precisa ser positivo e fácil para as crianças. Não pode ser nem muito extenso, nem conter uma só palavra. No título precisa estar claro.

2- Justificativa

A pergunta chave e´: Por quê? Sabemos que o projeto nasce para resolver dificuldades e?ou problemas da turma e ao respondermos a esta questão resolvemos a justificativa, as razões e a relevância da realização do projeto. A resposta precisa destacar a importância do projeto para a comunidade, citando as dificuldades detectadas no diagnóstico situacional realizado anteriormente com as crianças e?ou pais.

3- Objetivos

Para defini-los a pergunta e´: Para quê? As respostas são os objetivos do projeto que irão direcionar todo o trabalho, por isso a necessidade de escrever com cuidado e clareza.

4- Metodologia

A pergunta e´: Como? Para responder Célia Godoy aconselha usar como0 referencia 10 fases de aprendizagem colaborativa, de Maria Aparecida Behrens, educadora brasileira.

1ª fase: Apresentação e discussão do projeto
2ª fase: Problematização do tema:
3ª fase: Contextualização
4ª fase: Aulas teóricas exploratórias
5ª fase: Pesquisa individual
6ª fase: Produção individual
7ª fase: Discussão coletiva e critica
8ª fase: Produção coletiva
9ª fase: Pratica social ou produção final
10ªfase: Avaliação coletiva do projeto


5- Recursos Humanos

A pergunta-chave que o professor pode se fazer e´: Com quem? A resposta levara´`as pessoas envolvidas na execução do projeto, numero e função dos participantes.

6- Materiais

Com o quê? Ao responder esta pergunta, o professor define quais recursos materiais serão utilizados.

7- Cronograma

Quando?Respondendo a essa pergunta o professor consegue montar seu cronograma,com cada etapa do projeto.

8- Avaliação

Deve acompanhar todo o processo de execução do projeto e deve estar vinculada `a resolução dos problemas (explicitados na justificativa) e ao alcance dos objetivos.


Dica importante!

A criança deve sempre ser informada sobre o que ira´estudar. Não se podem traçar objetivos para uma turma e não apresenta-los a ela. A professora precisa mostrar o resultado do diagnostico: "olha, turma, parece que muitos de vocês tem vontade de estudar este assunto, então o nosso projeto sera´sobre ele e vamos fazer tais e tais atividades."


Fonte:Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil - Ano 7 - N° 83. Editora Lua.



"A intimidade do SENHOR é para os que o temem,
aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
(Salmos 25:14)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Como Construir Um Projeto de Trabalho I



Olá amigos, com o fim do ano letivo estamos agora usufruindo do nosso merecido descanso, para quem mesmo nas férias gosta de estar lendo, buscando..., e enfim não consegue nem querendo "se desligar" deixo uma matéria muito interessante sobre a criação e desenvolvimento de projetos de trabalho. Nele a Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil com a colaboração da Consultora educacional Célia Godoy traçam um roteiro para construirmos projetos de trabalho sem medo de errar.
Pergunta ao professor:

Você desenvolve projeto de trabalho com seus alunos? Possivelmente a resposta é positiva, mais aí surge uma outra pergunta: esses projetos estão alinhados a uma pedagogia de projetos? e é então que a questão fica um pouco mais nebulosa.

"Uma coisa é o professor montar projetos de trabalho a partir de temas que ele
ou a escola acham interessantes (Copa do mundo, por exemplo), sem a participação
das crianças. A outra é construir um projeto de trabalho a partir de
uma necessidade da turma previamente diagnosticada, de forma a lançar desafios
para toda a comunidade escolar e edificar valores." Célia Godoy

Segundo ela , apenas essa segunda estratégia está de acordo com a pedagogia de projetos, que pressupõe uma mudança de postura do professor e uma rotina de escuta bastante séria, pois é ouvindo as crianças e suas famílias que os problemas são identificados, dando origem aos projetos de trabalhos. "É importante saber que os projetos nascem dentro das pessoas e não fora delas. Há escolas que traçam objetivos para os alunos alcançarem, quando na verdade isso deve ser compartilhado. Ao professor cabe o papel de mediador do processo de aprendizagem", afirma.

Primeiro passo: O Diagnóstico

Na pedagogia de projetos, nenhum projeto de trabalho pode ser definido sem antes ouvir os alunos e seus familiares. Sondar, investigar, conversar são algumas das ações obrigatórias desse processo, para, assim, poder levantar as necessidades do grupo. "O primeiro passo de qualquer projeto de trabalho precisa ser o diagnóstico situacional, que irá apontar os conflitos, os problemas ou as demandas educacionais das crianças, e isso pode ser feito logo nos primeiros dias de aula, pelo professor", explica Célia Godoy. Em seguida ela dá algumas orientações para você fazer um bom diagnóstico da turma:

1- Ao elaborar e ampliar o diagnóstico, é necessário tabular as respostas e a partir daí utilizá-las para escolher o tema a ser trabalhado

. É importante avaliar a vontade da criança à necessidade detectada pelo educador
. Por meio da tabulação dês dados podemos:
· Identificar medos, ansiedades, conflitos, dúvidas e inquietações dos educando e dos pais;
· Entender as relações existentes entre alunos e a escola;
· Valorizar o ser humano com o qual se trabalha;
· Praticar o exercício democrático;
· Envolver pais e crianças na concepção da pedagogia de projetos;
· Fortalecer a autoestima do aluno.

2- Aproveite a primeira reunião do ano com os pais e, na ocasião, peça que preencham um rápido questionário.
. Comunique-os sobre o propósito dessas perguntas e avise que você está coletando temas para a construção de um projeto de trabalho
. Quais valores a família procura desenvolver com os filhos em casa?
De que forma a criança colabora com as tarefas cotidianas na da casa (molha a planta, tira os pratos da mesa etc)?
Que tipo de lazer a família costuma programar com os f
ilhos?

3- Com as crianças procure saber:
O que ela mais gosta na ?
O que ela gostaria de mudar?
O que ela mais gosta de fazer?
E de assistir na TV?

4- Aproveite o primeiro mês de aula para investigar as crianças e seus pais (e as relações entre eles) de forma a traçar um perfil da turma que está com você no novo ano letivo. Na escola, apure a sua escuta para os comentários dos alunos e fique sempre ligado ao que acontece fora dos muros da escola que pode afetar as crianças.

Continua...

Fonte:Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil - Ano 7 - N° 83. Editora Lua.

"Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."
(1 João 4:10)