quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O BLABLABLÁ DA EDUCAÇÃO



Muito interessante a matéria de capa da revista Nova Escola intitulada;
O BLABLABLÁ DA EDUCAÇÃO, As expressões que o professor usa sem saber direito o que significam.

A referida matéria começa assim:

"
A fala dos educadores brasileiros nunca esteve tão afiada. Conceitos importantes da Pedagogia e as práticas de sala de aula mais valorizadas hoje estão na ponta da língua e ajudam a definir o trabalho docente. Não é preciso estar entre grandes mestres para ouvir citações de Paulo Freire (1921-1997), como a importância de "focar a realidade do aluno" durante o planejamento, ou sobre o construtivismo - a necessidade de "levantar o conhecimento prévio" da turma.

No entanto, conforme a conversa avança, percebe-se que, na média, ela está calcada num discurso vazio (tal qual as palavras nos balões que ilustram esta reportagem). O resultado é a transformação de idéias consagradas - como formar cidadãos - em jargões que perderam o significado original. Esse conceito, difundido com a redemocratização do país, relacionava-se à necessidade de as pessoas terem um preparo que lhes permitisse atuar na sociedade - incluído aí saber ler e escrever e os demais conteúdos do currículo..."

Vale a pena conferir, se você não tem acesso a revista poderá conferir pela Internet: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0218/aberto/discurso-vazio-404048.shtml

Não deixe de ler e depois me diz o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário